Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de abril de 2015

Podemos duvidar nos dias atuais?

A ciência moderna teve ascensão após críticas de René Descartes sobre a filosofia antiga em meados do século XVII. Em sua obra “Discurso do Método”, o filósofo pretende mostrar como conduziu seu método para aumentar de forma gradativa o conhecimento, ou seja, alcançar a razão (ou verdade).
Seu método propõe romper com o conhecimento tradicional e se basear no conhecimento racional, se utilizando da razão para transformar e dominar o mundo, além de criar meios para que o conhecimento tenha utilidade e seja produtivo. Acredita também que o conhecimento é a base do conhecimento futuro, e que devemos deixar de lado todo e qualquer sentimento e pré-noção, levando em consideração apenas o conhecimento atingido pela razão (e não transmitido por demonstrações e hábitos). Com a célebre frase “Eu penso, logo existo”, Descartes afirma que sua essência é baseada apenas no pensar, não necessitando de lugar nem coisa material.
Duvidar é o princípio fundamental de seu método; devemos rejeitar o senso comum e atingir a razão científica pormenorizando nossos questionamentos. Para Descartes, o limite para a dúvida era Deus (seu alicerce, sem ele cairia no abismo), o qual não provou sua existência, mas racionalizou-a. Ele acreditava que todo seu conhecimento havia sido “colocado” por um ser superior e mais perfeito que ele, possuidor de todo o conhecimento. Atualmente esse pensamento nos parece um pouco contraditório, mas na época, Descartes o seguia como verdade.
Compartimentar o conhecimento, conduzir do mais simples para o mais complexo e fazer relações entre as partes são os outros princípios básicos da razão científica. Devemos aplicar essas verdades nos dias atuais: ao duvidar de questões que nos parecem verdades absolutas e analisar as situações de maneira crítica, atingiremos à verdade com base na razão. Uma situação muito atual em que essas verdades poderiam ser aplicadas é a discussão nas redes sociais sobre a redução da maioridade penal no Brasil. Pessoas sem o menor conhecimento utilizam argumentos vagos para defender ideais que nem sempre são seus, criando discussões sem fundamento. Ao aplicar a dúvida cartesiana, as pessoas se libertariam do senso comum, e poderiam definir o que é melhor para o país.

Amanda Barbieri Estancioni
1º ano - Direito matutino
Introdução à sociologia - Aula 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário