Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de abril de 2015

Os ídolos de hoje

O filósofo empirista Francis Bacon tinha como grande objetivo de sua vida realizar uma reforma no conhecimento. Para ele, a filosofia até então produzida não apresentava nenhum resultado prático para a vida humana. O conhecimento deveria ser utilizado pelo homem para controlar a natureza através do uso de um método científico.
Esse método baseava-se  na experimentação, investigação e observação do mundo como instrumentos  para posterior explicação das coisas como elas realmente são apresentadas. Além disso, o homem precisava expurgar suas falsas crenças, seus preconceitos e sua ignorância. Ou seja, os ídolos.

Fazendo um panorama com o mundo atual, podemos identificar os ídolos como algo constante em nossa sociedade. Diariamente, somos “alimentados” com notícias sensacionalistas,  opiniões rasas e falsos silogismos. Além disso, podemos observar que a maior parte da população não se interessa por assuntos essenciais para a vida em sociedade. Política, educação e cultura são assuntos esquecidos enquanto a indústria cultural é um grande polo de “consumo”. Para Bacon, isso é um tremendo erro, são perigos que nos afastam do conhecimento pleno.

Fernando Risso
Direito diurno 

Nenhum comentário:

Postar um comentário