Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de abril de 2015

O DISCURSO DO MÉTODO: obtenção de conhecimento
Conhecido como precursor do racionalismo, corrente filosófica baseada na crença de que o conhecimento é obtido através da aplicação da razão, René Descartes irá negar as formas de obtenção de conhecimento de sua época, propondo um novo método de busca pela verdade. Tal método consiste numa postura crítica diante de verdades estabelecidas, ou seja, considera a dúvida e o constante questionamento elementos fundamentais para o estabelecimento da razão.
Como pai da geometria analítica, sua filosofia será amplamente influenciada pelos métodos matemáticos. Descartes acreditava que a ciência matemática era inquestionável, sendo assim, o método matemático garantiria a busca de um conhecimento seguro sobre o mundo, dessa forma, a aplicação de tal método a conhecimentos não-matemáticos, como a filosofia, era a forma ideal de se obter a certeza.
O processo dedutivo matemático, que partia de um número mínimo de premissas simples e chegava a conclusões complexas, foi transposto a busca do conhecimento da existência humana, ou seja, a partir de premissas simples, porém indubitáveis, Descartes ira provar que por sermos seres pensantes, nós existimos, demonstrada em sua célebre frase: ‘’penso, logo existo’’.  Assim, acredita que a única forma de provarmos a nossa existência é através da razão, uma vez que a busca do conhecimento através da observação direta e nossos sentidos, frequentemente nos enganam.
A validade histórica de Descartes é comprovada pelo fato de que sua metodologia de obtenção de conhecimento continua vigente mesmo em uma sociedade distinta, assim o uso da razão como ponto de partida de estabelecimento de verdades é método empregado tanto em ciências exatas quanto humanas, através de premissas simples, processos lógicos são formados.

Beatriz Palma, Direito Diurno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário