Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de abril de 2015

O poder da dúvida


      A dúvida caracteriza-se como uma forma inteligível e eficaz de liberdade de expressão, mas também pode ser considerada um empasse às escolhas humanas. Ao utilizar-se do poder da dúvida de maneira inusitada, Renè Descartes elaborou seu método científico orientado pela razão – instrumento para a busca do conhecimento verdadeiro.
      Considerando o homem como único ser dotado da capacidade de pensar, o método cartesiano apresenta um viés antropocentrista. Nesse sentido, por acreditar que o conhecimento que adquirirmos para a vida deve ultrapassar as especulações e possuir um fim prático, sua ciência direcionou o domínio do homem sobre as forças da natureza.
       No contexto da revolução científica do século XVI, as obras de Descartes também contribuíram para
 a consolidação da burguesia no poder, visto que essa nova classe pode questionar, criar e transformar as relações sociais da época de forma racional.
      Em suma, a máxima do pensamento cartesiano está contida na frase “penso, logo existo” e toda sua produção de conhecimento se pauta no fundamento ultimo de que a razão é a perfeição daquele que a criou, ou seja, Deus.


Juliana Previato Teixeira- 1º ano direito noturno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário