Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de abril de 2015

O método e herança cartesiana

O Renascimento foi um período de transição da Idade Média para um mundo totalmente novo. A ascensão das artes, ignoradas na Idade das Trevas. A redinamização das atividades comerciais. O crescimento de uma burguesia. O  fortalecimento das monarquias nacionais. Tais acontecimentos marcaram uma grande ruptura com o poderio da Igreja, que se  enfraqueceu. Nesse sentido, pela primeira vez após tanto tempo, o homem pôde pensar sobre as ideias que o cercavam.

Vivendo em uma época de grande ceticismo que marcou o Renascimento, René Descartes inaugura em sua obra,  Discurso do Método, um método para obtenção da verdade. Sua tese baseava-se no uso incessante da razão, utilizando-a como operária do conhecer. Para ele, se ainda existem dificuldades para se encontrar verdades claras e distintas aos olhos de todos, é porque ainda não se usa adequadamente a razão. Assim, o filósofo inaugura uma nova linha de pensamento.

Além do intenso racionalismo, a crítica a filosofia clássica é uma constante em sua obra. Para ele, essa filosofia era "inútil" pois baseava-se no conhecimento pelo hábito e  sentidos. Assim, sua única função era contemplar o mundo e não para ser utilizada na melhoria da vida humana, como prezava Descartes.

Introduzindo seu pensamento, Descartes afirmava que o homem deveria se basear na dúvida constante. Até então, muitas "verdades" que eram propostas não podiam ser questionadas e assim, não se abriam oportunidades para o conhecimento.Tudo poderia ser duvidado, exceto o pensamento. Se existe a dúvida, logo, existe o pensamento. Assim, "duvidar de tudo" era o primeiro passo para reconstruir e adquirir o conhecimento. Depois disso, dividir as dificuldades, estudando-as nível por nível e revisando-as com cautela e moderação, era possível chegar a verdade. Por fim, o seu objetivo de "transformação do mundo" seria alcançado. Para o filósofo, o homem deveria ser capaz de dominar a natureza para colocá-la a seu serviço.

Até hoje, a obra de Descartes continua extremamente atual. Como herança positiva, temos um maior detalhamento nas ciências, contribuindo para uma maior especialização em determinadas áreas de estudo, causado pela eficácia de seu método cientifico. E também, seu pensamento influenciou diversos outros importantes filósofos como  Espinoza e Hobbes. Podemos observar também que o estudo sobre Descartes e sua luta contra o senso comum seria importantíssimo em um país como o Brasil, recheado de preconceitos, ignorância, opiniões embasadas no  "achismo" e o costume de aceitar tudo o que a mídia sensacionalista  sugere, sem antes, refletir sobre o assunto. Quantos fundamentos precipitados seriam reparados se duvidássemos e refletíssemos mais? Quantos erros não teriam acontecidos na história política brasileira? É isso que Discurso do Método sugere.


Como negativo, a racionalização e um tratamento "matemático" de diversos temas que não devem ser tratados apenas nesse âmbito (casamento, filhos...).Um reflexo do capitalismo extremo que vivemos, onde o capital vem sempre em primeiro lugar. Além disso, podemos observar a exploração da natureza, a escassez de seus recursos, a poluição desenfreada. São consequências da tentativa de dominar a natureza para serviço da humanidade.

Fernando Risso
1º ano - Direito diurno
Aula 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário