Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de abril de 2015

O Método Cartesiano na pós-modernidade.

René Descartes, importante nome da filosofia e do pensamento moderno, viveu na Europa do início do século XVII, período em que se dá a chamada "Revolução Científica". Contribuindo para a inauguração de um novo ponto de vista no campo científico, Descartes, através do uso da razão como elemento central do pensamento, é considerado o pai da filosofia moderna, além de trazer inovações para outros âmbitos da ciência, obtendo também reconhecimento na matemática.
Em sua obra "O Discurso do Método", o filósofo coloca a razão como fato que distingue os seres humanos dos animais, sendo o principal caminho para se chegar ao conhecimento. Para conduzir o pensamento racional, o autor lança mão de seu método, que eleva gradativamente o conhecimento para níveis superiores. Tal método embasa-se no princípio da dúvida como meio para alcançar o conhecimento sólido e seguro, contrariando, assim o pensamento filosófico pautado na tradição e questionando ideais anteriores aos seus.
Deixando para trás o pensamento tradicional dogmático e verdades pré-estabelecidas, o indivíduo, ao usar a dúvida metódica, alcançaria o conhecimento seguro e se livraria do senso comum. Seguindo essa linha de raciocínio, vê-se que o Método Cartesiano seria uma ótima ferramenta para a sociedade contemporânea, visto que grande parcela desse corpo social é "levada pela corrente" das verdades pré-estabelecidas, não utilizando do princípio da dúvida para atingir o pleno conhecimento.
Portanto, nota-se que o uso da capacidade racional humana na busca do conhecimento somado ao método idealizado por René Descartes, reconstruiu o campo filosófico, trazendo o racionalismo à tona; além de estruturar todo o pensamento moderno e se encaixar à pós-modernidade.

Luís Felipe Oliveira Haddad 

1º ano -  Direito Noturno
Introdução à Sociologia – Aula 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário