Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de abril de 2015

O Bacon está na mídia

Francis Bacon ao escrever sua obra “Novum Organum” construía ali uma nova linhagem à respeito da ciência moderna e sua tão procurada busca pela eficiência. O método baconiano é pautado na experiência como fonte do conhecimento capaz de operacionalizar a vida humana e, assim, ser concreto e não superficial de acordo apenas com a observação dos fatos.
Diante disso, o inglês critica as filosofias escolásticas e atenua na ineficiência do pensamento aristotélico ao defender que o conhecimento não atinge a natureza em toda sua plenitude apenas baseado no pensamento silogístico. Ademais, em sua obra, relata que o conhecimento humano é interferido por falsas visões do mundo o que ele chama de “ídolos”, estes são classificados em ídolos da tribo, da caverna, do foro e do teatro. O primeiro remete-se pela própria mente humana, em absorver e defender o que agrada e assim muitas vezes gera a generalização, o segundo faz-se presente pela educação familiar e social que o homem está inserido, o terceiro introduz-se graças à força da palavra que ganha o espírito humano, já o último imigra no espírito humano em forma de doutrinas. São, principalmente mediante a elas que Bacon indaga o seu método de distanciar, ao máximo, os sentidos, as conveniências e os interesses do homem para edificar o conhecimento factível.
O pensamento de Bacon situado no século XVII está engajado na contemporaneidade apenas refletindo no que o filósofo chamou de “ídolos da caverna”. A atualidade compõe-se, paulatinamente, pela rede midiática que hora após hora estampa em celulares, televisores, jornais, revistas e afins informações que cercam o homem. Porém, como se pode obter a certeza desses conhecimentos, suas fontes e o conteúdo sendo que esse sistema midiático sempre pertence a outrem que possui seus próprios interesses e verdades? “Pois o homem se inclina a ter por verdade o que prefere”. (Francis Bacon, “Novum Organum”).

Portanto, a importância da reflexão para que se possa aspirar o conhecimento de forma vasta e segura é necessária, mediante a tantas possibilidades de ciências e verdades que se obtêm na atualidade. Além disso, enfrentar barreiras como os dogmas, e preceitos pré estabelecidos que compõem de alguma forma a sociedade, é essencial para uma melhor visão de mundo e conhecimento segundo o método descrito.

Ana Caroline Gomes da Silva, 1º ano Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário