Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de abril de 2015

Loira burra

Questionado por Francis Bacon em sua obra Novum Organum, o chamado método de "antecipação da mente" pode ser relacionado com a criação de estereótipos. Muito utilizado pelo filósofos da Antiguidade, esse método remete ao conhecimento contemplativo:  "consiste no saltar-se das sensações e das coisas particulares aos axiomas mais gerais e, a seguir, descobrirem-se os axiomas intermediários a partir desses princípios e de sua inamovível verdade".  

Estereótipo por definição é a criação de um padrão baseado em uma opinião simplificada. Desse modo, esse conceito se relaciona com o método de antecipação da mente, já que o conhecimento contemplativo também não tem, de acordo com a filosofia baconiana, um embasamento experimental relevante para se obter a verdade.

O enraizamento de certos estereótipos em nossa sociedade pode ser explicado, justamente pelo fato das antecipações da mente serem o alicerce do senso comum, pois estão fundamentadas em experiências familiares. Ademais, nas palavras de Bacon: " erros radicais perpetrados na mente, na primeira disposição, não se curariam nem pela excelência das operações nem pelos remédios subsequentes".

Assim, o conhecimento baseado na experiência se mostra muito importante para a quebra de padrões. "A lógica tal como é hoje usada mais vale para consolidar e perpetuar erros, fundados em noções vulgares, que para a indagação da verdade, de sorte que é mais danosa que útil".

Isabela Ferreira Sastre
1º ano Direito Diurno
Introdução à Sociologia - aula 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário