Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de abril de 2015

Ídolos baconianos e sua relação com o fenômeno dos justiçamentos


     Desde meados de 2013 observamos no Brasil um fenômeno crescente de violência, os justiçamentos. Tal fenômeno ocorre quando um grupo de indivíduos auto-intitulados ‘homens de bem’ resolvem fazer justiça com suas próprias mãos,ou seja,julgar e punir com a agressão física e verbal indivíduos considerados infratores.
    O fenômeno dos justiçamentos pode ser explicado pela idéia de dois dos ídolos que,segundo Francis Bacon,deveriam ser evitados: os ídolos da caverna e os ídolos do foro.
    Os ídolos da caverna são as relações estabelecidas pelo homem com o mundo a sua volta e age ,no ato da justiça com as próprias mãos, quando o individuo usa de violência para combater a violência uma vez que não sente-se seguro com o mundo no qual está inserido já que o Estado não proporciona a devida segurança. O justiceiro,guiado por esse ídolo,tem sede de mudar o meio a sua volta e por isso torna-se cego e comete o mesmo crime que julgou.
   Já os ídolos do foro(feira) fazem referencia ao individuo e suas relações sociais. Tal idolo permite que haja uma consciência coletiva de vontade de justiça,a qual envolve um grupo social que acaba sendo levado pela massa e cometendo as agressões,esse fato nos permite entender o motivo dos justiçamentos serem frequentemente realizados por mais de um justiceiro,geralmente por um grupo deles.

    Conclui-se então que o pensamento baconiano se faz presente na contemporaneidade já que seus ídolos continuam presentes na sociedade trazendo falsas percepções do mundo que acabam por culminar em atos vazios de razão como os justiçamentos e,portanto,devem continuar sendo combatidos a fim de que se construa um pensamento mais racional e humano ao contrário daqueles que nos encaminha de volta à barbárie como faz esse fenômeno de justiça pelas próprias mãos.
                                                               
                                                              Bruna Krieck Farche,1º ano,diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário