Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de abril de 2015

Idolatria Religiosa x Homossexualidade

    Francis Bacon, precursor do empirismo indutivo, apresenta em sua obra "Novum Organum", um novo pilar do pensar. Nela, afirma ser possível exercitar a razão por meio da observação e experiência, fazendo duras críticas tanto a lógica aristotélica, quanto a filosofia dos gregos, visto que Aristóteles submetia a experiência de acordo com suas opiniões e os antigos, possuíam uma "sabedoria farta em palavras, mas estéril de obras".
    Para Bacon, fazer ciência é vencer as convicções, por essa razão afirma que os homens necessitam livrar-se das amarras de seus ídolos, separando-os em quarto tipos, os da "tribo"; os da "caverna"; os da "feira" e os ídolos do "teatro".
    A partir da enunciação dos ídolos é possível fazer uma relação com o antagonismo existente entre a religião e a homossexualidade. Para muitos religiosos esse assunto é rodeado de dogmatismo e preconceito, enxergam a orientação sexual de determinadas pessoas como algo pecaminoso, imoral, o que direta ou indiretamente acaba incitando a violência contra os homossexuais.
    O conservadorismo rege a vida de grande parte dos fiéis, visto que acatam tudo o que é proferido por seu chefe religioso. Essa idolatria por tudo o que tange a religião possui laços com os quatro tipos de ídolos enunciados por Bacon, o da "tribo no que refere-se a discriminação e intolerância; da "caverna" relaciona-se a formação do indivíduo pautada no dogmatismo religioso; da "feira" fundamenta-se nas relações interpessoais que levam a falsas apreensões do mundo e por fim o do "teatro" associa-se aos equívocos e  superstições, fazendo os fiéis vincularem homossexualidade como um tipo de doença ou castigo divino.
    Com o intuito de minar o quadro de intolerância causada pela falta de uso da razão no que refere-se a questão religiosa e a orientação sexual, seria fundamental o uso do método baconiano, afinal, como ele mesmo indagou "é preciso que se faça uma restauração da empresa a partir do âmago de suas fundações, se não quiser girar perpetuamente em círculos" , ou seja é de extrema importância que se estabeleça uma reestruturação ao modo de pensar conservador da igreja a fim de que se adeque às novas configurações da sociedade. 
   

Ariane do Nascimento Sousa
1º Ano - Direito Noturno
Aula 3-Introdução à Sociologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário