Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de abril de 2015

Filosofia grega tão inútil assim?

 Francis Bacon , importante filósofo inglês , defende em sua obra ``Novum Organum´´ que a filosofia grega é pouco útil aos humanos , visto que os diálogos são longos e cheios de argumentações , porém são pouco produtivos no sentido de melhorar a vida dos homens. Tal afirmação se encontra no seguinte trecho de seu texto :  de toda essa filosofia dos gregos e todas as ciências particulares dela derivadas, durante o espaço de tantos anos, não há um único experimento de que se possa dizer que tenha contribuído para aliviar e melhorar a condição humana.
 Todavia , essa visão de Bacon é tão válida assim? Leucipo e Demócrito a mais de dois milênios pensaram na ideia do átomo. Ideia essa que para Bacon ,  mesmo sendo verdadeira , não ajudaria em nada na melhoria da situação do homem . Porém ,atualmente, esse início de teoria se tornou algo tão importante para o destino da humanidade , não só positivamente mas também pelo lado mais maléfico de suas utilidades.Desde a produção de energia até a utilização em armamentos de destruição em massa , a ideia de átomo dos filósofos gregos está muito presente.
  Mesmo o inglês sendo um dos principais filósofos da corrente dos empiristas, algumas de suas ideias podem ser facilmente contestadas atualmente. É óbvio que ele não tinha como saber do desenvolvimento da ciência subatômica , mas isso não nega que suas ideias são , em certas partes , precipitadas.
 Eric Okino
 Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário