Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Descartes, o conhecimento cientifico, o senso comum, a verdade e a mentira


Descartes escreve em sua obra "Discurso do Método" que a busca pela verdade se da através da razão, apesar de que esse seja um caminho difícil de ser seguido. Para tal é necessário utilizar do conhecimento cientifico, pois apenas esse oferece bases solidas para chegar a conclusões uteis e verdadeiras. Em seu livro, diz que "As maiores almas são capazes dos maiores vícios, como também das maiores virtudes, e os que só andam muito devagar podem avançar bem mais, se continuarem sempre pelo caminho reto, do que aqueles que correm e dele se afastam." se afastar do caminho reto, isto é, ir pelo caminho da mentira é bem mais fácil do que permanecer no caminho da verdade, pois as pessoas precisam dispor das ferramentas necessárias a fim de continuarem sua busca pela verdade e esse é um processo que exige mais esforço. 

É nesse contexto de desvirtuar do caminho da verdade para o caminho da mentira que entra o conhecimento transmitido pelo hábito, pois não existe qualquer domínio prévio do conhecimento cientifico. O senso comum age como um mecanismo de alienação, pois esse nada mais é do que um conjuntos de opiniões ou ideias que são aceitas passivamente por um grupo de pessoas num determinado local e época, diferente da ideia proposta por Descartes de questionar qualquer verdade imposta.

Portanto não utilizar da razão para distinguir a verdade da mentira faz com que seja muito mais fácil que órgãos midiáticos manipulem as pessoas, pois essas caem no senso comum e são passivas a toda informação a seu redor, já que elas não possuem o discernimento e a capacidade de analisar aquilo que é verdadeiro daquilo que é falso.

(Matheus Vital Freire dos Santos - Direito Noturno - 1º ano - Aula 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário