Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de abril de 2015

Descartes e seu discurso

  René Descartes era, inquestionavelmente, pensador à frente de seu tempo. Com sua proposta de criar um novo método de conhecimento e, portanto, de enriquecer sua razão, questionou valores antigos e ciências até então tidas como absolutamente verdadeiras, resultando em um direcionamento mais correto de seu pensamento.
  Era questionador incisivo da filosofia tradicional, por essa ser objeto de discussão intensa e ter caráter duvidoso. Consequentemente, as outras ciências, pela base na filosofia clássica, já não satisfaziam sua sede de saber, forçando-o a desenvolver seu método. Com ele, chegou à conclusão que questionar e praticar toda erudição obtida era uma forma de deixar de lado a ignorância e pensamentos dados como falsos, trazendo felicidade ao “espírito elevado” e valorizando a razão científica, com o objetivo de transformar e dominar a natureza ao seu redor, conceito pareado com o então mundo burguês emergente.
  Descartes sequer confiava nos sentidos e na imaginação, que, segundo ele, poderiam facilmente se desvirtuar da realidade. Temos, então, a razão como essência humana e o pensamento claro e distinto como o correto. Tudo isso, segundo o pensador, só poderia advir de um “ser superior e infinito”, Deus, que daria ao ser humano, portanto, a capacidade de racionalizar e ter noções e ideias perfeitas. 
  Rompendo com o tradicional e lançando algo totalmente novo, René Descartes revolucionou para sempre a ideia de nossa existência.

Arthur Augusto Zangrandi
1º ano - Direito noturno
Aula 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário