Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Descartes condena os excessos.

            René Descartes é tido como um dos principais expoentes da denominada Revolução Científica, ocorrida no século XVII, que daria rumos ao chamado século das luzes (século XVIII), marcado principalmente no homem como centro do universo, que acaba por expor o antagonismo entre essa época de grande produção científica (antropocêntrica) e o período da Idade média (teocêntrica).
Em ‘’ O Discurso do Método’’, René Descartes discorre sobre o conhecimento e como este foi tratado ao longo dos séculos. Ao criticar o ensino tradicional e a filosofia clássica em suas formas de lidarem com o saber, calcados principalmente no uso dos sentidos, defende um novo método na relação objeto de estudo e estudioso, embasado no uso da razão, a qual diferenciaria aquilo que é falso do que é tido como científico e comprovado.
Descartes faz sérias críticas ao pensamento aristotélico, o qual indicava o caminho do conhecimento em convergência com o uso dos sentidos, pois para ele o único meio de se chegar a verdade seria por meio de métodos sistematizados e que hoje em dia poderíamos chamar de ‘’ métodos cartesianos’’.
Galileu Galilei, outro expoente das ciências exatas, na mostra com maestria a noção de conhecimento realmente científico em oposição a física aristotélica que compreendia de forma sensorial os fenômenos físicos, ao passo que, Galilei ao enunciar o princípio da inércia nos mostra que nem tudo que parece o é. Galileu, contemporâneo de René Descartes, solidifica de forma experimental o método cartesiano. No entanto, é necessário ressaltar os porém advindos da racionalização da vida como um todo, como é visto na obra ‘’ A cidade e as serras’’. A personagem Jacinto vive um em um ambiente de extremo contato com os avanços tecnológicos de sua época o qual viria a prejudica-lo, pois achando que a intensa metodização da vida cotidiana traria a felicidade suprema, de modo que também expõe que a suma ciência e a suma potência seriam a suma felicidade, mas se engana e se vê infeliz com necessidade de ajuda, a qual viria com seu primo Zé Fernandes que o leva ao interior português, onde encontra a verdadeira felicidade. Analogicamente pode-se ver que em ‘’ O Discurso do Método ‘’, Descartes condena os excessos, e nesse caso, podemos analisar com o exemplo citado, que nem sempre a intensa racionalização das coisas pode ser benéfica ao homem.

 Rafael Cyrillo Abbud – Direito Noturno / Aula 2

Introdução à Sociologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário