Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Demolição e construção da razão

              A primeira marretada anunciou então o início da demolição da casa. Nére Setracsed observava com uma pitada de tristeza o desenrolar da destruição de sua antiga moradia, afinal quantas ideias não haviam surgido naquela residência? As mesmas ideias que, com o desabar das estruturas, pareciam desaparecer aos poucos e cair no esquecimento. Foi então que Nére observou, conquanto as marretas despedaçavam as paredes, surgiam pedaços menores de concreto, pedaços esses que poderiam ser reutilizados na construção de sua nova casa, seu novo pensamento.
                      Deveria então formar um projeto, construir uma casa que superasse a anterior, para isso, Setracsed, precisava separar as dificuldades em alguns passos, primeiramente evitar contato com seus tios e avós, pois os mesmos possuíam um modelo de casa diferente do que lhe agradava, isso estava muito provavelmente ligado à visão tradicionalista imposta por eles, visão esta que Setracsed não compartilhava. Outro importante aspecto seria o solo sobre o qual seria construída a casa, sua residência anterior estava sendo demolida devido à má qualidade do solo que estava por ceder, isso ocorreu pois Nére não havia estudado o local da construção, assim, foi enganado por um vendedor de terras que havia garantido a qualidade do terreno e Nére simplesmente aceitou isso como verdadeiro, quando o certo a se fazer seria verificar pessoalmente a qualidade da terra.
                     O próximo passo para a construção de sua moradia seria a decoração, para tal, Setracsed deveria escolher as pequenas coisas primeiro de forma que aos poucos fosse montando um grande cenário através da combinação dos pequenos objetos, assim criando uma harmonia que contribuísse para um ambiente mais completo, para então preencher os espaços com objetos maiores. Por fim após tudo isso, Nére deveria efetuar uma revisão meticulosa da casa em todos os aspectos, para que nenhuma parte do processo venha a ser, de alguma forma, negligenciada.
                 Ao fim dessa reflexão Nére Setracsed tomou-se por satisfeito, no entanto deteve-se e seguiu para um novo pensamento, teria sido ele capaz de todo esse planejamento caso tivesse usado da emoção, que sentira ao ver sua casa sendo despedaçada, no lugar da razão? Não seria então a razão uma forma de construir o caminho para uma vida sobretudo verdadeira e concreta? Nére sorriu, nem mesmo sua nova casa estava pronta e já estava lhe ajudando a gerar novas ideias e formas de pensar. A moradia do filósofo havia de prosperar.

                                                                                                                          Iago de Oliveira Taboada
                                                                                                                              1ºAno Direito (diurno)
                                                                                                              Introdução à Sociologia - Aula 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário