Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de abril de 2015

Bacon na vida de José

    Todo dia José faz tudo sempre igual: levanta com seu despertador às 5:00 da manhã, prepara o café, busca pão enquanto seus filhos e sua esposa se levantam; tomam todos juntos. Ele leva os filhos para a escola enquanto sua esposa vai para o trabalho. Ele chega à empresa às 7:00, a tempo de se preparar para seu trabalho como metalúrgico, que dura o dia todo. Chega a sua casa por volta das 18:00, e seus filhos e sua esposa já estão lá. Ele ajeita algumas coisas da casa, toma banho e passa o resto da noite vendo TV e lendo jornal. Sua vida já assim há 25 anos.
    José é um homem trabalhador, e merece todos os direitos que podem ser assegurados a essa classe. Merece sua jornada semanal, receber por horas extras, feriados e férias remuneradas. Merece tudo o que o sindicato o garante. Mas José queria uma vida melhor, claro. Queria um carro do ano, uma casa na praia, viajar para outro país nas férias, os filhos em faculdades boas. A vida de José vai além de seu trabalho, mas nem sempre isso é levado em conta.
    José é um exemplo do pensamento do filósofo Francis Bacon, que, em sua obra Novum Organum, diz que o experimento dá fundamento à razão. O pensador propõe uma análise do mundo a partir da experiência, na observação e na constatação do que nele há de real; um olhar empírico sobre os eventos mundanos, para, a partir daí, entender e definir o que é a sociedade, e o que ela demanda na prática, e não somente na análise de mundo a partir do resultado que se quer obter. Defendendo a interpretação do mundo do mundo a partir de seus fatos reais, José se é um exemplo, pois suas vontades são vistas e garantidas com base no que se deduz sobre a rotina de homem trabalhador, e muitas vezes são esquecidas a profundidade e complexidade que se adquire quando se leva em conta suas vontades e ambições.

    José é um homem trabalhador que vive sua vida tranquila e assegurada. Mas claro, José queria mais.

Júlia Veiga Camacho
1º ano Direito Diurno
Introdução à Sociologia - aula 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário