Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 26 de abril de 2015

Bacon e "The Corporation" - as modificações na natureza




      A intervenção na natureza, característica da sociedade burguesa, é sempre relacionada à filosofia positivista - que de fato guiou os pensamentos capitalistas -, porém antes destes pensadores, Francis Bacon em seu "Novum Organum" já afirma que a ciência tem a capacidade de mudar os meios físicos. Tal afirmação revela uma valorização da mente (razão) humana, pois esta é considerada agora capaz de entender processos físicos e adaptá-los, transformá-los conforme se deseja. Esse pensamento atrelado à busca ao capital, nos encaminhou a um mundo totalmente voltado às aspirações do mercado, em que tal habilidade de intervir na natureza perdeu controle.
      As constantes mudanças nos meios naturais, resultantes dessa filosofia, causaram um grande desequilíbrio no planeta, pois foram desconsideradas peças importantes em cada sistema orgânico; em detrimento destes, o homem buscou sempre o enriquecimento e o status. No capitalismo surgiram as empresas (corporações) que potencializaram o poder econômico, político e destruidor do homem.
      O documentário "The Corporation" trata das influências, importâncias e do poder dessas grandes empresas atualmente; mostrando, também,  como que seu crescimento chegou a um patamar em que suas ações ultrapassam limites éticos e morais da sociedade. Além disso trata sobre a devastação causada pelo avanço dessas organizações, que descartam lixo e resíduos tóxicos em rios e poluem o ar com substâncias perigosas, mesmo tais ações sendo proibidas e as empresas dizendo-se sustentáveis.
      Vê-se que o pensamento "baconiano" foi - de certo modo - deturpado, pois para Bacon a experiência deve guiar a razão, ou seja, os resultados obtidos de cada movimento deveriam ser considerados e reavaliados para uma nova interpretação do "experimento". Porém o valor dado ao capital é muito maior do que o da natureza (dos recursos ainda disponíveis) e da destruição causada e cada vez mais lucramos em detrimento dos sistemas orgânicos.



                                                                                                                             Roan Dias
                                                                                                                            1ºano Direito-diurno
                                                                                                                            Aula 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário