Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 19 de abril de 2015

Análise de o Discurso do Método

  • Em Discurso do Método, Descartes desenvolve uma tese sobre como chegar a um nível mór de conhecimento. Afinal de contas, de nada vale sermos todos dotados de razão se apenas alguns consegum utiliza-la integralmente.
  • Para alcançar tal objetivo, deve-se, inicialmente, abrir a mente para conseguir aprender o máximo possível com a cultura e conhecimentos do passado e do diferente, e dessa forma, aprimorar os hábitos já adotados.
  • Por desacreditar na moral criada apenas por exemplos e hábitos, resolve criar uma provisória baseada em: adotar uma conduta moderada e seguir os mais sensatos, manter com segurança suas certezas e por a vontade do mundo acima da pessoal.
  • Ao manter sempre máximas que não levantassem qualquer dúvida, chegou a certeza ´´eu penso, logo existo´´.
  • É necessário ter cautela para lidar com o conhecimento, pois muitas vezes a certeza pode ser desperdiçada (quando mal aplicada) e ideias irrelevantes, superestimadas.
  • O autor demonstra ainda grande devoção religiosa, pois apesar de criticar conhecimentos vindos do sobrenatural, ele valoriza a teologia, e conclui que não compreendia as verdades impostas por ela por ser um simples homem. Afirma ainda que a partir do fato de o homem ser um ser imperfeito mas criado por uma criatura de completa perfeição, adota Deus como referência de conhecimento absoluto.
  • Descartes apresenta certa descrença na filosofia, pois além dela sempre impor o princípio da dúvida  e, assim, impedir que se possa chegar a certeza alguma, os filósofos, até então, adotavam como máxima os sentidos e estes, enganam a todos.
Isabela Alcantara
1º ano- Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário