Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 20 de abril de 2015

A inconstância da mídia atual

René Descartes acreditava que o ensino da filosofia tradicional não transmitia um aprendizado útil à vida prática, com isso através de sua obra conhecida como O Discurso do Método, propôs um novo meio de obtenção de conhecimento o qual se baseava na razão. Em um momento no qual o pensamento filosófico era baseado na tradição e nos costumes, Descartes apresentou um novo modo de se construir o conhecimento e assim, é considerado o pai da filosofia moderna.
A dúvida para Descartes era a base de toda a construção do conhecimento, portanto nada poderia ser aceito baseado nos costumes ou tradição sem que fosse questionado e investigado até que se encontrasse uma verdade concreta. Todo esse procedimento deveria ser guiado pelo uso da razão, essa que era o principal fator que diferenciava os animais dos seres humanos.
Com base nesse método de Descartes tem-se o problema dos meios de comunicação modernos, a exemplo a internet e os jornais, esses atualmente estão repletos de convicções próprias, meias verdades e pontos de vistas diferentes os quais podem adulterar quase que totalmente um evento ou caso. Um mesmo fato pode ser noticiado de maneiras variadas por diferentes meios de comunicação, têm-se como exemplo impasses baseados na ideologia de um povo, oposições políticas entre esquerda e direita e conflitos religiosos cada qual defendendo algo.
Para Descartes a população deveria questionar e investigar a verdade dessas matérias começando pela dúvida, base de seu método científico. Assim passariam não mais a acreditar no senso comum que é constantemente repassado pela mídia, mas construiriam seu verdadeiro conhecimento. Com isso haveria acréscimo ao saber da população em geral e uma menor alienação da sociedade.
Portanto, o método científico do uso da razão de Descartes, através da dúvida como principio de sabedoria, é muito atual e necessário para que a população faça certos questionamentos das notícias atuais, não aceitar o senso comum sem antes duvidar e buscar saber a verdade concreta das coisas apresentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário