Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O direito como ferramenta emancipatoria e questao da desigualdade

Boaventura de Souza Santos em seu texto, disserta sobre a questão de o direito ser ou não uma ferramenta emancipatória. O autor apresenta dois lados do assunto, mostrando que não se pode ter uma conclusão unilateral, pois o direito segue o interesse de mercado sendo influenciado e direcionado através do poderia econômico, porem em certas ocasiões mostra-se um instrumento para a emancipação para as parcelas marginalizadas, proporcionando muitas vezes oportunidades a fim de auxiliá-las a superarem sua condição social, como as cotas universitárias raciais e para alunos de baixa renda.
Medidas como as cotas, contudo, não devem ser tidas como sanadoras da desigualdade, pois são apenas ferramentas para buscar uma sociedade mais igualitária mas não únicas e suficientemente efetivas para combaterem um problema de tamanha proporção como este. Além disso, há o problema da grande resistência ainda existente na parcela conservadora da população, como, por exemplo, o partido político DEM, que tentou barrar a decisão da UNB de reservar vagas para cotas raciais, sendo essa tentativa frustrada, devido à decisão do STF que julgou manter a decisão da Universidade de Brasília.

Portanto, o direito, atualmente, pode ser visto, em alguns aspectos como uma ferramenta emancipadora, em casos como o das cotas raciais, afim de buscar solucionar o problema da desigualdade social e racial. Porém, atualmente, para essa questão, o pais ainda apresenta um quadro conservador que ainda busca vetar medidas que visem saciar esse problema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário