Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Desmanche de preconceitos

A arguição de descumprimento de preceito fundamental 186 pedida pelo partido DEM questiona a implantação do sistema de cotas na Universidade de Brasília, e a possível inconstitucionalidade desse modelo. O Supremo Tribunal Federal julgou improcedente a ação, considerando basicamente esse sistema como um projeto pioneiro, que por sua vez tem as virtudes e defeitos comuns a todos os modelos que ousam, dentro do sistema democrático, buscar sanar os entraves gerados por uma história de desigualdade.   
                A tolerância nas sociedades multiculturais é um tema que nos convida a discutir valores como liberdade, igualdade, e fraternidade. No que cabe à igualdade, não esquecendo a tolerância, a igual consideração do outro em suas peculiaridades e idiossincrasias faz-se necessária. Boaventura de Souza Santos fala em sua obra sobre o papel do direito na sociedade e destaca que o mesmo pode cair sobre a sociedade de duas formas, seja como agente mantenedor e como agente transformador da realidade.
Para que mazelas históricas sejam corrigidas, faz-se necessário a aplicação de políticas temporárias, como a adotada pela universidade de Brasília. Desde que monitoradas essas ações e analisadas se as mesmas estão trazendo resultados positivos para os desfalques históricos e sociais, o caráter de experimentalismo torna-se uma ferramenta de extrema importância para a solução, principalmente, de problemas típicos de cada país.
                                          
Tiago Paes Barbosa Borges – 1º ano, Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário