Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Ideologias de gênero e Racionalização do Direito


Atualmente, questões de ideologia de gênero e direitos dos LGBTT’s têm sido cada vez mais discutidas e desmitificadas, conseguindo, a cada dia, vencer os preconceitos que estão enraizados na sociedade. Um exemplo disso é o caso de um transexual que entrou com uma ação requerendo o direito à cirurgia de transgenitalização e teve seu pedido deferido.
Analisando esse caso, é possível constatar que, por mais que as leis sejam omissas acerca do tema, existe a possibilidade de usá-las para fundamentar os argumentos. O magistrado não se pautou somente em seus próprios valores e convicções, mas pôde interpretar os dispositivos e encontrar brechas nos mesmos de modo que eles favorecessem o requerente.
Sob o ponto de vista weberiano, no aspecto da racionalização do direito material e formal e generalização do direito, é válido afirmar que não é possível criar um sistema de normas gerais e completamente sem lacunas, que consiga atender a todas as demandas sociais, visto que a sociedade está em constante evolução. É preciso, antes de qualquer coisa, saber adaptar a legislação disponível a cada caso concreto, até que venha uma lei futura para regulamentar o tema.

Letícia de Oliveira e Souza - Direito Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário