Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 18 de outubro de 2014

Materialismo Dialético, Weber, Rolezinho e o Direito

 Pode ser que para resolver problemas seja necessário tomar ações, que podem mesmo ser enérgicas, mas quais serão essas ações? Que resultados terão? São interessantes para a sociedade em geral ou somente para um pequeno substrato social? Essas perguntas servem de pano de fundo para aqueles que estudam a Sociologia e suas aplicações a fim de descobrir o rumo da humanidade, além de seu próprio passado.
 Pode-se exemplificar analisando o fenômeno dos "Rolezinhos" sob 2 perspectivas sociológicas diferentes, aqui serão utilizados o Materialismo Dialético e a perspectiva Weberiana de compreensão individual. A temática do Materialismo Dialético entende o "Rolezinho" como os descendentes do proletariado lutando contra uma opressão cultural realizada pela elite econômica e a classe média de bloquear um espaço que antes só era frequentado por quem pudesse pagar pelos produtos oferecidos nos Shopping Centers e validar o status quo. Apresenta também a resposta das classes resistentes ao movimento como uma resposta repressora e que faria o possível para evitar a entrada dessa "ralé" em seu espaço de divertimento de fim de semana.
 Já sob a perspectiva weberiana analisa-se o por quê de cada indivíduo estar ali, em um lugar que apresentava barreiras culturais para impedir sua presença: o indivíduo gosta de utilizar roupas de marca, pois ressaltam sua individualidade, demonstram seu status em relação aos outros participantes do grupo e atraem a atenção das garotas que compartilham sua área cultural. O Shopping Center é a fronteira final para aquele indivíduo atravessar, esse local que determinava o poderio econômico e servia como ponto de encontro de jovens de classes sociais mais elevadas agora lhe serviria como local de encontro, afinal de contas, não é necessário comprar os produtos do Shopping para passear por seus arredores.
 Analisando-se o fenômeno como um todo, percebe-se uma certa agitação na ordem social do ambiente, mas trazendo a análise para o indivíduo em particular, verifica-se que este apenas deseja algo a mais para sua vida a partir do status quo, tal qual as classes média e alta também o fazem, mas sofre discriminação por ter nascido em ambiente economicamente menos favorável. Os métodos de análise sociológica não devem ser usados como ferramentas independentes entre si, pois corre-se o risco de tomar as partes pelo todo, sendo antes preferível ao sociólogo usar de diversas formas de análise para chegar à verdade conjuntural, sempre lembrando que não é apenas com martelo e pregos que se constrói um arranha-céus. Todos são igualmente importantes, principalmente para o campo do Direito.
 O Direito se encaixa justamente nas decisões judiciais tomadas a favor e contra o "Rolezinho" nos Shoppings. Quem está certo na situação? É certo privar alguém de uma área de circulação gratuira somente por questão econômica? Se não se bloqueia uma praia porque nem todos podem comprar um apartamento de frente para o mar, por que razão se proibiria um "Rolezinho"? A Justiça deve ter o papel de emancipar a população independente de qual for sua classe social, e não se trata de tarefa fácil, eis a razão pela qual deve-se estudar todos os pontos possíveis de uma floresta: desde a ponta da raiz de uma árvore até a floresta como ecossistema complexo.
 Giovanny Pizzol 1º ano Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário