Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Individual X Sociedade

   Max Weber foi um sociólogo diferente em suas formas de análise, fato este, que fez com que ele demorasse um tempo de sua vida para realmente se considerar um cientista social de fato. A sociedade ficava em segundo plano em seus estudos, a análise individual era tratada com grande prioridade. Tal tipo de análise sustenta uma pergunta pertinente: como é possível fazer sociologia se é cada indivíduo específico que esta sendo estudado? 
   A resposta de Weber é de certo modo bem coerente: pela repetição, de indivíduo a indivíduo, é que se estabelece um sentido social a um fato. Deve-se transplantar o individual para o social por meio de tipos ideais, que são a caricatura do individual, são a acentuação de características dos tipos individuais.
   É importante ressaltar, que a sociologia compreensiva weberiana da marxista por um dado fundamental: enquanto Marx reflete sobre a sociedade de maneira crítica, Weber faz suas reflexões de maneira compreensiva, não tomando partido científico da sociedade, apenas a compreendendo. A sociologia de Weber não  é de um empirismo sociológico, é de um idealismo sociológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário