Total de visualizações de página (desde out/2009)

sábado, 18 de outubro de 2014

As diversas situações da vida humana somada aos valores de uma única pessoa  fazem com que sua trajetória se torne complexa , incomparável e até imprevisível em relação às demais. Essa situação acarreta em certa dificuldade nas análises que buscam uma dialética ou lei para explicar fenômenos sociais. Por isso, na visão de Max Weber há certa crítica a teóricos como Marx que tentam explicar esses fenômenos de uma única ótica, com ênfase em fatores econômicos por exemplo, sem levar em conta a própria complexidade humana. Diferentemente do autor citado, Weber parte de individuo para que se possa entender o coletivo.
A luz do direito, o método de Weber acaba por ser mais cauteloso e preciso, para que se possa buscar atender ou comprovar o caso ou a pesquisa jurídica, embora o coletivo deva ser levado em conta em relação às atitudes humanas, visto que elas exercem um grau de influência inegável. A compreensão do individuo, portanto, é fator primordial para o desenvolvimento dessa ciência.

Nesse sentido, a perspectiva Weberiana se torna muito útil a luz do direito a medida que busca entender o individuo, como ser complexo que é , seus valores, padrão social e sua realidade. Esse entendimento auxilia não só durante o processo legal mas também pode vir a prevenir possíveis delitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário