Total de visualizações de página (desde out/2009)

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

A importância de Weber

A compreensividade individual que Weber pressupõe tem sua importância para um julgamento mais aprofundado e uma análise mais minuciosa e humana sobre o direito e seus atores.
Pelos estudos Marxistas, obtemos uma base histórica lógica imprescindível acerca da humanidade para o direito, principalmente do ponto de vista social. Max Weber, no entanto, apresenta outro foco de estudo para a sociologia, remetendo a insuficiência da primeira, sendo que há a necessidade de se importar com o indivíduo em si e suas idiossincrasias para compreender o todo.
Se tratando de direito, as duas teorias não são necessariamente excludentes, sendo que para a aplicabilidade atual, a compreensividade individual se faz mais justa e correta, pois apresenta os fatores mais determinantes para uma conduta pessoal, não deixando de se levar em conta, a coerção social que, subconsciente ou não, influi na ação do ser.
A teoria do delito, no Direito Penal, pode ser levada como exemplo, em que o dolo e a culpa representam o polo psicológico e individual, como fatores para a determinação do nível criminal. Uma prova de coerção certamente restringiria a pena , ou seja, desvalorizaria a conduta em relação à uma atitude totalmente autônoma.
Concluindo, as duas teorias tem relação complementar e cada uma com sua importância no direito.





Weber Passos dos Santos, Direito Diurno. 1º Ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário