Total de visualizações de página (desde out/2009)

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A ação social e o direito na interpretação da realidade

O método científico de Weber para análise da sociedade é a compreensão sociológica, a qual tem enfoque na ação social do indivíduo em si para que haja maior aproximação com o real. Entretanto, os seres humanos são guiados por seus valores pessoais e, frequentemente, pela emoção. Esse tipo de sentimento é o que dá autenticidade a análise sociológica de Weber, pois se constrói justamente em função do meio social com que o indivíduo se relaciona. Dessa forma, toda ação social é originada pela interação entre os elementos: indivíduo, valores e meio social.
Eros Roberto Grau, em seu livro “Direito Posto e Direito Pressuposto”, defende que o direito não é apenas “norma, decisão e ordenamento e estrutura, mas é, sobretudo, instância da realidade.” Nessa perspectiva, a sociologia compreensiva dialoga diretamente com a noção de direito e justiça. É a partir da análise de ações sociais que se estruturam as normas de convivência.

Outra influência no que tange ao direito e à sociologia compreensiva é a proteção e garantia dos direitos individuais. Analisando a ação social é possível melhor compreender o contexto em que certa situação ocorreu, interpretando os comportamentos para não cair em um sistema generalizador que possa prejudicar os envolvidos.

Ana Julia Arruda - 1 direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário