Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 12 de maio de 2013

O pós-positivismo - solidariedade orgânica pelo "bem de todos"


           Desde o nascimento, uma pessoa é inserida em determinadas condutas sociais, sem mesmo perceber, desde antes a possibilidade de ela ter conhecimento suficiente para formar suas próprias concepções. Quando amadurece, toma consciência de que é preciso cooperar de alguma forma com a sociedade, para o funcionamento do “organismo” social. Incutem-se valores a serem seguidos, uniformes escolares, métodos de ensino padronizados, e a noção de que é preciso participar do funcionamento do sistema. Cooperar, solidarizar, constituir o que Durkheim chamou de “solidariedade orgânica”.
            Toda a divisão do trabalho formando a noção de fazer parte de um todo ("consciência coletiva") a fim de suprir as necessidades sociais. Na teoria, um organismo social em perfeita harmonia, mas na prática o que se viu e ainda se vê é extremamente diferente. Com uma divisão do trabalho valorizando extremamente o trabalho intelectual e reprimindo a “força bruta”, Marx percebeu uma clara desigualdade social. A consciência coletiva permitia, de fato, uma coesão social, mas não beneficiava a todos, apenas a classe dominante. E quando um indivíduo, ou uma massa desses, ousava romper com o sistema opondo-se a um fato social, estava claro uma das características básicas desse último, a coercibilidade, com a mesma justificativa de sempre, garantir o bom funcionamento do “organismo” social.
            Mais surpreendente foi quando, deturpando-se as ideias de Marx, que pretendia romper com esse sistema de “coesão” social, Stalin não se mostrou muito diferente. Usando da violência contra opositores, estabelecendo uma educação que inserisse os indivíduos no seu sistema, na sua ideologia, sem possibilidade de refutação, mostrou-se tão controlador quanto a antiga classe dominante, contra quem lutara exaustivamente.
            Hoje, como dito no início desse texto, a situação, embora amenizada, ainda permanece semelhante. Diz-se que existe a liberdade de expressão, mas logo se reprime aquele que vá contra as condutas sociais. Afirma-se a liberdade de escolha em relação à orientação sexual, mas ainda muitos veem com olhos de repulsa os homoafetivos. Um homem é sustentado por sua esposa, e é visto como um “vagabundo”. Muita coisa mudou, mas há muito pelo o que lutar, a fim de se atingir, de fato, aquilo que é necessário para toda a sociedade, o bem social. 

Lucas Ferreira Sousa Degrande - Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário