Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 12 de maio de 2013

O fato social e a relação entre coletivo e indivíduo


           Uma das principais características do pensamento de Émile Durkheim é a análise do fato social a partir de uma visão coletivista, sendo a associação das partes internas da sociedade fundamental para um entendimento repleto do processo social. Assim, seu estudo deve ser relacionado com as necessidades gerais do organismo social, e não da soma das vontades individuais.
           Visto isso, Durkheim acredita ser cada vez mais difícil o ser humano encarregar-se de tarefas gerais em razão da complexidade cada vez mais evidente técnica e socialmente, sendo necessária a divisão do trabalho entre os mais diversos membros do âmbito social. O maior exemplo disso é a hiperespecialização nas mais diferentes instituições e empresas modernas.
           Além disso, a educação e a estrutura familiar são vistas por Durkheim como os principais pilares para a formação do indivíduo, uma vez que sua disfuncionalidade acarreta consequências que prejudicam a coletividade. Afirma, também, que são responsáveis pela manutenção da ordem social, representando dogmas elitistas, e não revolucionários.
           Portanto, Durkheim acredita que as características do meio social interno refletem diretamente nos comportamentos individuais. Quando alguma instituição deixa de cumprir seu papel social, leva a formação de deficiências gerais, afetando todo o corpo social.

                                               Rodrigo Nadais Jurela - Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário