Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 12 de maio de 2013

Fato Social, A Questão Atemporal


O fato social de Durkheim é tratado como coisa, pois segundo ele:  “é coisa tudo aquilo que é dado, e que se impõe á observação”, ou seja,  deve ser estudado empiricamente.
 É considerado  uma força interna e coercitiva que molda os indivíduos de uma sociedade, tornando-os muito mais produtos do que formadores dela.  Mais um exemplo dessa exterioridade é o papel da Educação, que forja o ser social, seja em âmbito comportamental, religioso ou pensamento social.
Atualmente existe a coerção, mas que de tão acentuada pode ser mesmo considerada uma lavagem cerebral por parte da mídia que abrange tanto questões econômicas, como políticas, sociais e ideológicas. Principalmente efetuada pela televisão e jornal que infelizmente acabam mostrando apenas um lado da questão abordada, de acordo com o que lhe convém apresentar.
Esse situação acaba se tornando muito perigosa, pois além de não retratar a notícia ou o que quer que seja da maneira correta, aliena as pessoas e as faz perder sua capacidade crítica, o que pode as comprometer no futuro, já que sem essa resistência, os meios de comunicação podem mascarar cada vez mais o teor abordado; é um efeito dominó.
Como toda regra tem uma exceção, Durkheim não foge disso ao apontar que o homem pode se inibir durante o processo de desenvolvimento de uma ação, sem que isso seja determinado pela coerção social.

Cesar Felipe Simão Cano - Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário