Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 12 de maio de 2013

Cimento social



“Eu quero me adequar,
O verbo não me permite,
Os caminhos são abundantes,
E as escolhas defectivas.”

O fato social age sobre o individuo de forma a disciplinar suas ações e tem por estimulo a coerção. Desta forma, somos impelidos, rotineiramente, a ações mecânicas de imposições sociais sem atentarmos a origem de nossas ações.

Partindo dessa observação, portanto, temos que o ser - humano, em seus comportamentos mais triviais, nada tem de original.  Repetimos hábito exaustivamente, sem ao mesmo saber sua origem, mas unicamente como forma de adaptação a determinada situação ou grupo social.

Nesse âmbito, a originalidade, ou como tratada por alguns como individualidade é suprimida. A consciência que formamos, portanto, não trata-se de uma somatória do que cada tem de mais especifico, e sim da formação de uma consciência de massa.

Notamos, não obstante,  que o homem é um produto de seu meio, e que o fato social surge como uma adequação especifica de dado grupamento e tem, sobretudo, origem nos vínculos morais ordinários dessa comunidade. E mesmo diante da controvérsia entre a liberdade e o fato social, observamos que este funciona como o desmossomo da sociedade, proporcionando maior estabilidade e unidade entre as parte estruturais, que são os seres-humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário