Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de março de 2013

Somos Todos UM

Qual seria a origem dos problemas estruturais da humanidade? Quem teria culpa pelas vicissitudes da sociedade do século XX? Seriam as questões sociais pertencentes a um conjunto maior que o homem poderia visualizar ou cada qual possuiria sua própria fonte?
É a partir dessas indagações que o enredo do filme “Ponto de Mutação”, baseado no livro homônimo de Fritjof Capra, se desenrola. Três pontos de vista distintos do mundo argumentam sobre as questões sociais sobre o contexto em que elas estão inseridas na sociedade.
      Contrariando antigos paradigmas, demonstra-se por meio de uma discussão bem fundamentada que as questões sociais não devem ser analisadas como partes de um relógio, que quando desmontado e estudado em partes, entende-se o todo. O mundo deve ser visto como um todo, como um modelo sistêmico, onde todos os objetos e organismos se inter-relacionam de alguma forma. Para se resolver as vicissitudes humanas, deve haver uma análise conjunta da sociedade.
        A partir dessa reflexão, critica-se principalmente o paradigma newtoniano-cartesiano. Apesar de ter sido útil por 400 anos, essa análise defensora de uma especificação do mundo se desgastou ao longo dos anos. A partir da instauração da Física Moderna, essa visão limitada do mundo se tornou ultrapassada e suas limitações ficaram visíveis.
        Assim, é necessário um novo método, uma visão mecanicista de mundo que consiga sustentar a sobrevivência da humanidade e ultrapassar as presentes problemáticas sociais.

Fernanda dos Santos Nogueira - 1º ANO/NOTURNO

Nenhum comentário:

Postar um comentário