Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de março de 2013

Conexões do Século XXI

     O filme "O Ponto de Mutação", baseado na obra de mesmo nome do autor Fritjof Capra, faz uma dura crítica ao método científico cartesiano. Segundo Capra "Precisamos, pois, de um novo paradigma - uma nova visão da realidade, uma mudança fundamental em nossos pensamentos''. Ou seja, o método analítico de Descartes que consiste em dividir o todo em partes, e estudar estas como se fossem engrenagens separadas de uma máquina, é uma ideia mecanicista ultrapassada para o nosso mundo globalizado e interligado.

     Há três personagens principais no filme: um escritor pouco reconhecido, um político que concorreu à presidência do EUA e uma física chamada Sonia que tenta a todo momento defender seu ponto de vista. Em um castelo medieval, ponto turístico da França, a física discorre sobre como devemos entender o mundo holisticamente, de maneira sistêmica em que tudo está associado. Ela ainda aborda assuntos de ordem política, econômica e tecnológica, tão importantes no nosso cenário atual.

     A partir disso, Sonia problematiza questões socias como a subnutrição no Terceiro Mundo, que poderia ser minimizada de forma efetiva pelos países desenvolvidos. Ela também argumenta sobre questões ambientais como o desmatamento da  floresta Amazônica, que aumenta o efeito estufa e o aquecimento global. E finalmente, ela debate sobre os desafios na área da saúde, como as mudanças de hábito alimentar de modo a evitar ataques cardíacos pelo consumo excessivo de carne vermelha e sua superprodução.

     Esses problemas que foram expostas anteriormente são exemplos das conexões abordadas ao longo do filme. Ademais, apesar da especialização de Descartes ser favorável a um conhecimento mais aprofundado nas diversar áreas, esta é ao mesmo tempo ruim, pois não permite uma interpretação mais geral do mundo, que o filme tanto defende. Por isso, a fim de que haja uma ligação entre as pessoas sobre os problemas mundiais, é necessário um trabalho árduo e coletivo para uma mudança total das ideias e convicções dos indivíduos para uma melhor comprensão da realidade. 

Elisa Kimie Miyashiro - Direito Noturno
Texto referente ao filme "O Ponto de Mutação"

Nenhum comentário:

Postar um comentário