Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de março de 2013

Realidade que choca


  O livro e filme Ponto de Mutação, apesar de serem produções da década de 80 e 90, fazem uma análise sobre os aspectos mais profundamente debatidos e difundidos da atualidade, através da filosofia, sociologia, ciência e um toque poético. A trama com três personagens principais sendo estes uma cientista, um político e um poeta mostra a conexão das visões de mundo e perspectivas das personagens ainda que pertençam a diferentes áreas. Mostrando-nos que não podemos analisar a realidade separadamente pois todas as coisas possuem uma ligação e efeitos umas nas outras.
   Desta forma, a física utiliza da metáfora do relógio do filme para se tratar do mundo, que só funciona bem e por um longo tempo com todas suas partes em bom estado, fazendo uma comparação com os relógios atuais com poucas peças e descartáveis, que seria a nossa visão de mundo na atualidade. Merece destaque também a posição da cientista sobre a sustentabilidade, ponto crucial nos debates ambientais que hoje fomentam os questionamentos sobre a ação destrutiva do homem na natureza pensando nas próximas gerações. Além disso, é discutida a questão da insignificância desse homem diante do universo e do tempo, comparando-o a um grão de areia.
   O poeta, na história, fica responsável por uma visão mais subjetiva da realidade que acerca as personagens, pois a política e ciência são muito lógicas e racionais e esquecendo que a nossa perspectiva de mundo não é tratada de maneira objetiva e afeta nossas ações. O senador, que pretende se recandidatar a presidência dos EUA, mostra seu receio em mudar seu discurso político pois sente-se amarrado às expectativas de seus eleitores. No entanto, a cientista tenta persuadi-lo de que a mudança pode ser boa para ele, pois para estar de acordo com suas convicções ela abandona um programa científico no qual uma tecnologia desenvolvida por ela estaria sendo utilizada para fins militares e não medicinais como ela queria.
Assim, a partir de diferentes posições porém complementares e interligadas, constrói-se a síntese da reflexão da história tratando do homem e sua natureza e como ele se porta diante da natureza. E ao relatar a realidade e a dificuldade de modificá-la de maneira bem direta o filme choca, pois há uma exposição da verdade que não agrada e que muitos preferem ignorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário