Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de março de 2013

Ponto de ... de que?

"Ponto de mutação". Este é o nome do filme escolhido para nossa aula de sociologia que passou. Escolha, no mínimo, interessante. O filme, fazendo uso do método socrático, aborda diversos temas pertinentes, remetendo a antigos filósofos e inúmeras teorias. No entanto, desde o momento em que o filme estava passando, apenas uma reflexão passava em minha mente, e ela não se referia a nenhum desses temas.
O diálogo contínuo que marca o filme é quase que autoreflexivo. Os personagens mostram um problema, debatem, e concluem. Com isto, faz-se necessário mais acompanhar o raciocínio do que outra coisa.
Foi assim que aquela reflexão surgiu. A história é baseada no livro homônimo, lançado no início da década de 80. Já fazem, portanto, quase 30 anos que o livro foi escrito. Porém, as questões levantadas, suas causas, seus agentes, suas consequencias, suas "soluções", assustadoramente tudo mostra-se extremamente contemporâneo. Como se a obra tivesse sido escrita hoje.
Mas calma, o título do filme não é "ponto de mutação"? Claro que varias interpretações são possíveis, no entanto será que o autor não esperava que os anos em que a obra foi feita fossem fatídicos? Que o escritor vivia anos antecessores a profundas mudanças, mutações? Ou no mínimo, que a década de 80 não fosse o grande momento, mas que pelo menos deveria ser, e que para isto ele escrevia?
Infelizmente, se alguma dessas versões são válidas, a história não foi bem essa. E é essa minha grande inquietação. Como a mais de 30 anos atrás nossos problemas já existiam com tão clara definição. 
Contrariamente ao que o autor possivelmente esperava, dentre todos os temas levantados, o único que de fato nao se concretizou foi o presente no título: o ponto de mutação.

Lucas Carboni Palhares - 1 ano diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário