Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de março de 2013

Para onde vamos?

                      Um poeta , um político e uma cientista .Três personagens que atuam em áreas distintas discutindo acerca dos mesmos temas: ciência , política, filosofia , temas que permeiam a vida cotidiana . Assim transcorre o filme " Ponto de Mutação", baseado no livro de Fritjof Capra , que traz reflexões sobre a ordem do mundo e a forma com que as coisas estão ocorrendo . 
                     Dentro das reflexões e considerações feitas no filme , há forte crítica ao cartesianismo. A cientista argumenta o tempo todo sobre a ineficácia de um método que tem como base de estudo a fragmentação dos temas e o olhar de forma isolada sobre cada assunto . Ela acredita que essa segmentação dificulta a resolução dos problemas, já que tudo está interligado e para entendermos as partes precisamos discutir o todo de maneira integrada . Em meio a essa discussão ela expõe problemas como : meio ambiente, superpopulação , medicina, entre outros .
                    Surge também  a análise de como está sendo a atuação do homem e das instituições , que rumam no sentido não de prevenir o que nos aflige, mas sim no de solucionar e encontrar meios confortáveis para  a desordem causada pela falta de prevenção. O modo como estamos lidando com a realidade e nos portando diante dela é o que no filme é colocado como a "crise de percepção" . Assim , ele termina deixando a proposta de uma nova visão de mundo e nos instigando a pensar sobre nossas ações . Para onde vamos ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário