Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de março de 2013

O "anti narcisismo"



No mito grego, Narciso apreciava-se incondicionalmente. Certo dia admirou-se pela voz de Eco, entretanto quando ela aproximou-se, ele a rejeitou friamente e a ninfa, amargurada, definhou. Analogamente, a sociedade contemporânea é carregada de Narcisos, egoístas e arrogantes cujas ações individualistas acarretam prejuízos não apenas sociais, mas também ferem questões ambientais. Tal alienação, demarcada pelo distanciamento do ideal coletivista é retratada no filme “Ponto de Mutação”, baseado no livro de Fritjof Capra. A obra analisa a atuação do homem frente à realidade e propõe uma nova visão de mundo.

O filme converge com o paradigma holístico: “o estudo do todo”, não mecanicista e sim humanista e natural, em que as relações interdependentes são relevantes. Ademais, critica a ideologia de Descartes e Newton, cujos pensamentos partem do pressuposto que para conhecer o todo é preciso fragmentá-lo. Para Capra, estudar partes para entender o todo, como se fossem engrenagens de uma máquina é algo ultrapassado diante da globalização vigente. Sônia, uma das protagonistas da obra, defende a todo o momento seu pensamento holístico e assevera que problemas sociais como a fome podem ser evitados, neste caso com o auxílio de países desenvolvidos.

 O pensamento mecanicista também se mostra palpável no âmbito politico vigente. Na obra, tal acomodação diante dos problemas humanos é apresentada por “crise de percepção” em que a prevenção é submetida pela intervenção: ou seja, uma atitude alienante que priva a ideia de precaver situações facilmente evitadas.

Durante o filme, três personagens discutem sobre diversos temas, tais como ciência e política. Em meio dessa, observa-se seu objetivo marcante: obter-se uma nova visão do mundo. Essa inovação cabe ao ideal destrutivo e individualista da modernidade. É preciso conscientização diante de nossa interdependência com o próximo, com a natureza e com a ciência cada vez mais “flexível”. Para Cabra, necessitamos de um novo paradigma, uma mudança fundamental em nossas visões e pensamentos. Certamente tal mudança é necessária para uma ligação social diante de enfermos mundiais, afinal, até quando narcisos prejudicarão o ideal do bem comum e nossa compreensão da realidade?

Daniela Nogueira Corbi - Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário