Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de março de 2013

MECANIZACÃO SOCIAL


MECANIZACÃO SOCIAL


No filme : Ponto de Mutação , a critica ao espírito puramente cientifico e racional é exposta claramente por meio das discussões entre os três personagens principais. A critica , em sua essência, aborda o tema do cartesianismo de René Descartes e o ideal empírico de Francis Bacon.
   A demasiada força com que essas questões recaíram sobre o mundo moderno e com que ainda hoje reflete nos pensamentos e praticas cientificas é pautada no excessivo apego com que a sociedade vê o mundo. Ou seja, por estarmos imersos em um ambiente predominantemente tecnológico, embasado em ideais científicos e de caráter sistemático e metódico, na maioria das vezes, nos tornamos racionalistas o suficiente a ponto de agirmos e vermos o mundo como maquinas.
   Por sua vez, de fato é isso que o filme faz alusão. Indaga não explicitamente, mas força o espectador a refletir sobre como temos nos comportados durante essas intensas influencias em nossas vidas. Citamos como exemplo, a cena em que os três figurantes estão diante de um relógio mecânico, formalizado durante a idade moderna. Nota-se que durante o discurso de Liv Ullmann , sua personagem, expõe claramente acerca da tendência do ser do século XX de mecanizar o ambiente humano e tudo aquilo com que o homem procura conhecer. Realmente o faz ,contudo, seu principal problema é a maneira e a freqüência com que isso tem sido feito.
  Outro ponto a ser ressaltado e ,talvez o de maior proeminência, é o fato acerca da percepção contemporânea. O filme critica eminentemente a visão cartesiana de que o todo só pode ser compreendido quando o dilaceramos e o tornamos em pequenas partes a fim de conceber uma idéia mais pura de sua essência e ,consequentemente, mais verídica. Todavia, é esse o ponto em que erramos. Não devemos nos ater ao simples mecanismo de analisar o todo pela parte ou a parte pelo todo, mas sim como uma ação recíproca, onde analisar as partes nos concede a possibilidade de compreender melhor a formação de toda estrutura social e analisando o todo, podemos de fato ver o que os pequenos problemas se tornam em seu conjunto. O filme, em si, traz-nos a idéia de uma nova percepção, pois é com ela que conseguiremos consertar as patologias que assolam a sociedade do século vigente.
  Devemos, portanto, não nos atermos sob uma ótica única, mas buscarmos visões distintas acerca do entendimento da matéria para ao mesmo tempo não incorrermos nos erros de uma visão talvez impregnada de preconceitos (no sentido polissêmico da palavra), mas obter percepções que permitam ampliar nossa gama de evidências e nos conceber soluções passiveis de serem aplicadas com o fim único de melhorar a condição humana.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário