Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 24 de março de 2013

Demecanização do pensamento



     “Ponto de Mutação” é um filme que propõe a reflexão sobre as estruturas e problemas vigentes na sociedade contemporânea. Trata-se de um debate entre um político, uma cientista e um poeta, cada qual representando um modo de pensar diferente, que analisa alguns dos métodos propostos por pensadores no passado, que tornaram-se populares nos modelos de organização da sociedade atual.

     Pensadores como Descartes, Bacon e Newton que propunham a fragmentação das coisas para se chegar ao conhecimento verdadeiro são criticados pela cientista fictícia, que afirma ser este um dos grandes problemas a ser enfrentado pela humanidade, uma vez que a partir da fragmentação de cada problema, tornando cada um independente do outro, não é possível enxergar a situação como um todo, logo não é possível resolvê-lo, pois mesmo que um problema por si só seja resolvido, devido à interdependência entre todos eles, essa solução encontrada não seria permanente.

     É fato inegável que os métodos propostos por esses pensadores trouxeram benefícios ao longo do tempo. Afinal, é a partir dos métodos propostos que a busca pelo conhecimento baseia-se desde então, o que possibilitou que grande parte das descobertas científicas fossem feitas, e que a humanidade as utilizasse para assegurar seu domínio sobre a natureza. Contudo, o contexto em que o mundo se encontra atualmente não abre mais espaço para enxergarmos cada problema como sendo individual de cada região ou Estado. Os países estão conectados em todos os setores, logo os problemas do mundo também estão conectados. O que o filme propõe é justamente que a abordagem desses problemas seja diferente, que o todo possa ser visto para que a solução encontrada seja realmente eficaz.

     O modelo mecânico proposto pelos grandes pensadores do passado foram extremamente úteis para alcançar diversos objetivos, porém, esse modelo está esgotado, e é preciso mudanças na forma de pensar da humanidade. Uma desmecanização do pensamento se faz necessária imediatamente, para que o homem reconquiste a si próprio e aos seus iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário