Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 3 de junho de 2012

O antagonismo do século XXI

     A contradição existente na época da publicação de "Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico", foi a fonte de inspiração para o desenvolvimento da teoria de Friederich Engels nessa obra. Apesar dela datar de 1880, e representar a crítica ao sistema capitalista da época. É possível aplicá-la atualidade, em suas devidas proporções.
     A tecnologia evoluiu de modo surpreendente nesses 130 anos em todos os setores existentes, as fábricas têxteis se transformaram em modernos laboratórios de biotecnologia, entretanto o contraste exorbitante social ainda está presente no sociedade.
     A sociedade pode ter evoluído de maneira geral, mas ainda percebe-se resquícios de um tempo marcado pela divisão social. Os trabalhos insalúbres ainda existem, assim como escravidão e trabalho infantil. Obviamente não é como na época de Engels, trabalho infantil é ilegal, mas ele ainda existe. Há a CLT, mas ainda acontecem abusos em carga horária e salário inaceitáveis. Gerando, assim, uma camada social que fica à margem da sociedade, vivendo em condições inaceitáveis.
     Em contrapartida existe a ínfima parte da população que usufrui dos avanços tecnológicos, que através da "proletarização" de muitos, obtém a qualidade de vida para poucos. A parcela da população que tem acesso a um emprego digno está cada vez meno, devido a fatores como procura por mão de obra especializada e robotização. Como a camada mais baixa já não tem acesso a uma educação de qualidade, não tem acesso a empregos dignos.
     Esse antagonismo está presente de forma marcante. Entretanto as teorias socialistas não causam mais impactos como causaram em 1880 devido a todo processo histórico no qual o socialismo se mostrou impossível de implantar, através do fracasso da URSS. É preciso então não apenas ações filantrópicas, mas sim uma mudança completa na mentalidade humana para que haja uma mudança positiva e real em relação a esse problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário