Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 3 de junho de 2012




Engels elogia o Iluminismo, pois este rompe com o passado e prega o “reino da razão”. Todavia, como ele próprio diz, “já sabemos, hoje, que esse império da razão não era mais que o império idealizado pela burguesia; que a justiça eterna tomou corpo na justiça burguesa”. Dessa forma, tal corrente é utilizada pela burguesia para acabar com os privilégios de classes, criando contraditoriamente, privilégios para si mesma.
Ao passo que o capitalismo e a indústria se desenvolviam, “ia-se dando a divisão da sociedade em grandes capitalistas e proletários que nada possuem”. Dessa forma, as condições em que viviam a classe subjugada foram se degradando: o proletariado encontrava-se em estado de miséria, submetia-se a uma jornada de trabalho desumana e era uma classe desmoralizada.
Devido às condições em que se encontrava a maior parte da população, surge, primeiramente, o socialismo primitivo, que pregava a destruição das diferenças de classes. No entanto, ele é incompatível com a visão materialista da história, apenas criticando o modo de produção capitalista, sem destruí-lo ideologicamente. Engels tece o seguinte comentário sobre os socialistas utópicos, entre eles Saint-Simom, Charles Fourier e Robert Owen: “Para todos eles, o socialismo é a expressão da verdade absoluta, da razão e da justiça, e é bastante revelá-lo para, graças à sua virtude, conquistar o mundo. E, como a verdade absoluta não está sujeita a condições espaço e de tempo nem ao desenvolvimento histórico da humanidade, só o acaso pode decidir quando e onde essa descoberta se revelará.”.
O socialismo científico surge com Engels, pois ele defendia que este deveria se inserir na realidade, pois somente dessa maneira seria possível produzir uma crítica viável do capitalismo, assim como explicar o seu surgimento e demonstrar a possibilidade de sua superação, como se nota na seguinte passagem: “Desse modo o socialismo já não aparecia como a descoberta casual de tal ou qual intelecto genial, mas como o produto necessário da luta entre as duas classes formadas historicamente: o proletariado e a burguesia. Sua missão já não era elaborar um sistema o mais perfeito possível da sociedade, mas investigar o processo histórico econômico de que, forçosamente, tinham que brotar essas classes e seu conflito, descobrindo os meios para a solução desse conflito na situação econômica assim criada.”.
O socialismo surgiu para tentar corrigir os problemas sociais oriundos do capitalismo. No entanto, tal sistema econômico também apresenta seus entraves. É certo que sua implantação em Cuba, por exemplo, foi de certa forma benéfica para tal país, já que chegou a possuir o melhor sistema de saúde publico e um sistema educacional que abrangia toda a população. Mas, como Hobbes dizia, “o homem é o lobo do homem”, e é ele próprio impede a igualdade entre todos, já que possui uma natureza puramente competitiva. Apesar de a igualdade ser benéfica para a população como um todo, muitos a vêem prejudicial para si mesmos, pois estão de tal forma inseridos na mentalidade capitalista, que entendem que possuir mais do que o próximo e subjugá-lo é única maneira de se beneficiar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário