Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 17 de junho de 2012

Ceifador capitalista




Com o advento da Revolução Industrial, no final do século XVIII, o mundo passou por diversas transformações profundas que alterou substancialmente as relações de trabalho vigentes à época, a modernidade estabeleceu-se como algo incontornável e hegemônico na cultura mundial, a sociedade passou a conviver com o contraste entre a riqueza de poucos e a pobreza de muitos. Vivemos em um mundo que se correlaciona a modernidade e o caos lado a lado. Agora cabe a questão: será que realmente vivemos em tempos modernos?
Os industriais burgueses, a partir da Revolução Industrial, firmaram-se como os detentores das cadeias de produção mundial, e assim, sentados em seus escritórios comandam, tal qual uma marionete, as relações existentes entre seus subalternos, e sem a necessidade de serem aprovados por estes, devido à fila de trabalhadores do lado de fora esperando serem contratados, fazem sempre o que é melhor para a obtenção de lucro e por muitas vezes esquecem que antes daquele homem, o empregado apertando o parafuso de sua máquina, é um pai de família que necessita alimentar a si, sua esposa e seus filhos. Com essa mentalidade baseada fundamentalmente no lucro vemos ao nosso redor pessoas à margem da sociedade passando frio, fome, e morrendo lentamente para o ceifador capitalista.
No plano onírico ou utópico a modernidade seria quem teria as bases para um mundo mais igualitário e sem tantas mazelas sociais com a máquina sendo capaz de produzir mais em menor tempo, e assim, trazendo condições para o proletário viver com mais dignidade. Entretanto o que vemos é a barbárie de mais pessoas vivendo em péssimas condições de vida com um salário ínfimo ou desempregadas, pois foram substituídas pelas máquinas e o empregador não precisa mais do saber e da técnica como que possuía o artesão no passado.
Então não podemos acreditar na falácia que com o advento da modernidade a barbárie se extinguiu, e sim que se acentuou. A modernidade é algo atualmente hegemônico convivendo paradoxalmente com a barbárie e o conservadorismo burguês, portanto precisamos analisar se realmente podemos chamar os tempos atuais de modernos.

Um comentário:

  1. Antes do Capitalismo senhores por acaso todos eram ricos? A internet que vocês usam por acaso foi criado por que e mais importante o que deu condições para que fosse criada? Não foi a economia planificada eu posso adiantar! Vocês falam mal do capitalismo mas foi ele que elevou a condição de vida de milhões, mas os fatos não entram bem em mentes marxistas como a de vocês, hipócritas! Vocês se alimentam do capitalismo, se vestem e prosperam graças ao capitalismo que criou um excedente e gora os senhores podem encher as universidades, mas cospem no prato que comem! Por que não vão morar em alguma gruta na Coreia do Norte ou em algum cortiço de Havana? -''Socialismo é para os outros, para nós os revolucionários o luxo!''

    ResponderExcluir