Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Integradamente fragmentado


No filme o “Ponto de Mutação”, baseado no livro de Fritjof Capra , conseguimos verificar uma critica, abordando os problemas dos paradigmas que norteiam o conhecimento cientifico, através de diversos diálogos ,sobre ideais complexos, entre um poeta, uma física, e um político.
 Assim,podemos analisar através principalmente do personagem Jack - ex candidato a presidência dos EUA - a reprodução de um modelo mecanicista, onde se enxerga a vida maneira fragmentada e individualizada. De modo a assim, não se pensar no todo e sim no especifico. Colocando, assim, esse pensamento e modo de agir como nocivo a sociedade e como principal gerador de problemas sociais. Ademais, acaba por criticar essa forma de pensamente e ação através do pensamento da física Sonia, que acredita que o progresso de hoje-da forma fragmentada- levara a problemas posteriores. Alem disso, temos de acrescimo os importantes questionamentos morais provenientes do poeta Thomas para com o politico Jack  que só consegue analisar os fatos de maneira fragmentada.
Como modo de suprimir esse modelo mecanizado no dialogo podemos perceber, majoritariamente em Sonia um pensamento holístico que se baseia no entendimento do mundo como algo integrado, principalmente no ponto de vista da natureza como integrada. Passando a, dessa forma, confrontar o modelo cartesiano, proposto por Descartes, que se fa pela visualização da natureza como fragmentado, e até de Francis Bacon que tambem tem analisa fragmentadamente a natureza para sua assimilação . Logo, o filme consiste principalmente nesse debate que consiste o filme, entre uma visão mais social e mais individual, holistica e cartesiana e que pode levar a soluções ou a problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário