Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A ética e o avanço científico.


 O filme ‘’Ponto de Mutação’’ levanta um importante questionamento diante a atual corrida tecnológica com que nos deparamos na atualidade: até que ponto deve ir o nosso avanço científico? E mas importante ainda: deve haver algum controle sobre as descobertas nesse meio? E se sim, quem é capaz de realizar esse controle, a quais fins deve se dirigir?
 Tais perguntas podem parecer descartáveis a uma primeira vista, mas suas respostas podem dizer se há ou não um desastre igual ou pior do que as bombas de Hiroshima e Nagasaki no futuro da humanidade.
 Como explica a personagem feminina do filme, boa parte das pesquisas científicas realizadas nos EUA e no mundo são patrocinadas por exércitos nacionais; uma descoberta aparentemente inocente ou benéfica pode então tornar-se uma arma de destruição em massa.
 Mas isto não deve impedir que pesquisas e descobertas continuem a ser realizadas, mas sim a direção em que elas caminham. O controle sobre o trabalho de cientistas não é a solução do problema, mas sim o controle dos fins a que tais trabalhos são conduzidos.
 Tal controle, porem, só será honesto e ético quando aqueles que controlam e financiam tais pesquisas prezarem para isso. E como nos EUA boa parte das pesquisas científicas é controlada pelo Estado cabe aos cidadãos lutarem por uma maior ética e humanidade no que se utiliza as descobertas científicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário