Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A ditadura da ciência

Um dos pontos mais interessantes no filme Ponto de Mutação é a abordagem do pensamento holístico contrapondo-se ao pensamento mecanicista e ao racionalismo exacerbado preconizados por René Descartes e Francis Bacon.
Descarte defende a fragmentação de cada dimensão daquilo que se quer conhecer e já Bacon é contra a ciência como mero exercício da mente, segundo ele a ciência deve conhecer a natureza para posterior dominação da mesma.
Decorrente do pensamento desses filósofos houve uma supervalorização da ciência que perdura até os dias de hoje. É óbvio que ela nos da muitas, mas não todas, respostas "concretas", apesar de sempre superar essas mesmas, isto é, algo que era a verdade absoluta ontem pode ter sido contestada e desvalidada por uma descoberta ou por um novo estudo. Mas tomar a ciência como senhora de tudo e de todos é demasiadamente perigoso. Afinal ao mesmo tempo em que ela cria remédios, cria armas de destruição em massa. Ou seja, ela tem limites e limitações. Seu principal objetivo é sempre buscar a verdade  e não procurar utilidade ou a felicidade dos homens.
Por isso, em minha opinião, o pensamento holístico pode ser mais acertado e adequado, pois ele permite relações, estabelece pontes entre Ciência, religião, filosofia e arte, o que retira um pouco dessa soberania da ciência. Esse pensamento não vê o ser humano como uma unidade, mas sim como parte de um todo que é a natureza em si. Isso se confirma nas consequências desastrosas que o ideal de tratar a natureza como escrava das vontades humanas tem trazido, como por exemplo, o aquecimento global que interfere na vida cotidiana do próprio homem.
Tomar a ciência como base e fonte de tudo tem transformado o ser humano no pior dos parasitas, não só parasita da natureza através da destruição de florestas, poluição de rios e esgotamento de solos e bens naturais, mas também um parasita de sua própria espécie, pois, tendo a tal ciência como aliada, mata várias pessoas de fome, de sede, por guerras e de doenças cuja cura ou tratamento já foram descobertos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário