Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Desde Bacon e Descartes o modelo de análise exata e a adoção do método científico como principal prisma de visão do mundo geraram o processo de desenvolvimento nunca visto antes. Houve progresso e desenvolvimento. Novas tecnologias surgiam em frequencias cada vez maiores.
O filme: " Ponto de Mutação" debate até onde esse modelo pode ser aplicado e por mais quanto tempo. Positivistas, como Comte, acreditavam que atingido o estágio de desenvolvimento baseado na ciência o homem teria chegado ao ultimo e infinito estágio de aprendizagem.
No entando parece haver uma corrente fluindo contra esse pensamento. Parte desse exemplo é expresso pela linha de racicínio de Sonia (a física), que acredita num modelo baseado em ciclos sistematicos.
Acredito que seja dificil sair do poço racionalista o qual estamos. Ele colaborou muito para o avanço da humanidade durante gerações que agora depositam sua confiança cegamente nesse sistema. Infelizmente as chances de mudança são remotas. O modelo de Sonia tem seus defeitos mas pode ser que seja a hora de mudar as unidades de pensamento do mundo moderno para algo mais abrangente.
Quem sabe as melhorias que isso traria? Como o estabelecimento do desenvolvimento sustentavel, a coleta e a ultilização de recursos de acordo com os ciclos da natureza.
É improvavel, porém seria de grande valor uma mudança da postura de visão de mundo. Por enquanto só se pode imaginar. Esperamos apenas que de tempo sulficiente para acolher novos conceitos que abarquem o que de fato a humanidade precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário