Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

 A BASE ANTES DO TOPO

Analisando os pensamentos dos personagens Sônia Hoffmann e Jack Edwards no filme "Ponto de Mutação", é possível fazer-se uma analogia com as situações sociais.
Nossa sociedade está cada vez mais sistemática, e o conhecimento cada vez mais fragmentado. As pessoas especializam-se em determinado assunto, esquecendo que esse assunto faz parte de um todo bem mais complexo. Os políticos, os cientístas, preocupam-se apenas com uma parte do todo, e gastam todos os esforços apenas com essa parte, não percebendo que será inútil se a estrutura que provocou o problema não for mudada.
Todos os problemas que enfrentamos, fome, miséria, guerra, violência, tudo é gerado por uma única fonte, têm a mesma origem. Se a causa primeira não for mudada, os problemas não serão solucionados, mas, no máximo, maquiados por algum tempo. É preciso rever os valores, as idéias, a estrutura ideológica da sociedade, e como consequência teremos uma solução geral dos problemas.
As pessoas, juntamente com a natureza, vivem em conjunto, fazemos parte de uma só interação. Não adianta tentar solucionar a miséria se não se pensar na distribuição de renda; nem na guerra se não se pensar na ideologia que a causou.
Enfim, assim como afirma a personagem Sônia Hoffmann no filme, tudo está interligado, há uma conecção mútua, e será inútil analisar um problema social separadamente dos outros, já que a raíz causadora permanecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário