Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 18 de março de 2012

O racionalismo de Descartes na Idade Contemporânea.




Ao citarmos o movimento racionalista ocorrido na Europa do século XVI, associamos automaticamente suas características com o seu fundador: René Descartes. Apesar de amplamente conhecido pelos seus feitos matemáticos, Descartes foi um grande filósofo e contribuiu diretamente para a formação do pensamento moderno. Mesmo diante de séculos decorridos de sua existência, suas idéias ainda estão presentes na nossa sociedade atual. Como Descartes influencia o pensamento contemporâneo? Ainda somos descartianos?
É fato: o pensamento racionalista inaugurou uma nova maneira de encarar os fatos cotidianos, antes moldados pela Igreja Católica. Os fenômenos, tanto naturais quanto sociais, começaram a ser explicados através de fórmulas e experiências concretas, e não mais pelo lado religioso. Apesar desta mudança, não houve em nenhum momento a ruptura completa entre os dois pensamentos. No “Discurso do Método”, de Descartes, encontramos essa característica: mesmo afirmando a necessidade de um pensamento racional, o autor deixa clara a sua confiança na existência de um Criador, um ser superior aos homens, que daria a estes a capacidade de pensar para existirem (“Penso, logo existo”).
Em continuidade, as idéias do pensador francês influenciaram também nossas relações pessoais e profissionais. No mundo capitalista em que vivemos, é necessário basearmos nossas relações em fatos concretos, racionalizados, para que não soframos as conseqüências negativas que possam existir. Não é possível, porém, sermos descartianos em todos os momentos, já que somos munidos de alma e sentimentos, que entram constantemente em conflito com nossa consciência racional.
Por fim, a obra racionalista de René Descartes é extremamente importante para o mundo contemporâneo, tendo em vista sua influência em nossos atos, desde os mais simples, até os mais complexos, sendo necessário tal pensamento para resistirmos à atual sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário