Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 18 de março de 2012

Método Inovador

Com o intuito de apresentar o método pelo qual conseguiu conduzir a razão na busca pela verdade, René Descartes rompeu com a tradição escolástica e apresentou ao mundo uma nova maneira de pensar que ainda se faz atual.
Publicado há mais de três séculos, época em que a ciência era um campo obscuro e as explicações tendiam ao misticismo, o "Discurso do Método" representou uma inovação no campo da filosofia ao adotar uma corrente racionalista, sendo quase tão lógico quanto uma fórmula matemática. Diferente do homem medieval, Descartes voltou o seu pensamento para o próprio ser humano, chegando a conclusão de que para existir é preciso pensar. 
Durante o desenvolvimento do método, o autor se utilizou do príncipio da dúvida, no qual a importância da razão, presente em toda a obra epistemológica, é confirmada como bom senso e necessária para não se ser enganado pelos sentidos.
O que faz do "Discurso do Método" uma obra tão relevante é a sua atemporalidade, visto que o uso da razão para a obtenção do conhecimento é um legado cartesiano presente na vida contemporânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário