Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 18 de março de 2012

Diversidade de Opinião

Segundo Descartes, no Discurso do Método, a capacidade do homem julgar de forma correta e discernir entre o verdadeiro e o falso, o que denominamos como bom senso ou razão, é igual em todos os homens. A variedade de opiniões não se justifica pela diferença de racionalidade dos seres humanos, e sim pelos diferentes caminhos considerados com relação a um mesmo assunto.
Por isso, ao discutirmos temas polêmicos como a legalização da maconha, obtemos opiniões tão distintas. A legalização dessa droga tem forte apoio de pessoas influentes, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, não por desacreditarem nos seus malefícios, mas por acreditarem na incapacidade do Estado diminuir seu consumo e coibir seu comércio, que financia o crime organizado; acreditando, assim, que o permitido é menos desejado que o proibido.
Por outro lado, temos os ferrenhos defensores de continuada proibição, pois enxergam que a legalização da maconha, assim como o cigarro, aumentaria grandemente seu consumo e causaria grande perda de vidas, mesmo depois de problematizados seus malefícios, princialmente pelo caráter viciante que essa droga têm.
Não se pode dizer que uma forma de julgar está correta e a outra errada, uma vez que ambas são formas distintas de discernir a situação, pois apenas consideram caminhos diferentes para construir soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário